O Que é KPI – Sua Importância no Marketing Digital

Qual é a chave para o sucesso do marketing digital? Medindo os resultados que conectam o comportamento do seu cliente. Ter objetivos claros definindo indicadores-chave de desempenho (KPIs) é fundamental: eles permitem que você meça o sucesso de suas campanhas de marketing digital e mantenha-o focado nos objetivos de seu esforço.

Um Key Performance Indicator (KPI) é um valor que é medido e que apresenta a eficiência com que uma empresa está atingindo os seus objetivos de negócios. As empresas usam indicadores-chave de desempenho em muitos níveis para medir seu sucesso em atingir os objetivos.

As equipes de marketing digital usam várias ferramentas para promover seus serviços e produtos, e o acompanhamento dos resultados muitas vezes pode ser demorado e difícil. Ao criar KPIs de marketing digital específicos, é fácil determinar metas e medir o desempenho com base nesses valores.

Definir indicadores-chave de desempenho pode ser um pouco complicado no início. A palavra é “chave” porque cada KPI deve estar relacionado a um resultado específico com uma medida de desempenho.

Os KPIs são frequentemente confundidos com métricas de negócios. Embora usados as vezes ​​no mesmo sentido, eles precisam ser definidos de acordo com os seus objetivos ou essenciais do negócio. Diferentemente das métricas, o KPI está mais focado em ações associadas a uma meta de conversão.

Sugerimos fazer essas perguntas, antes de avaliar seus KPIS:

O que espera de resultados? O que analisa nele para ser importante?  Como irã medir seu progresso?  você pode influenciar de certa forma o resultado? Quem é responsável? Como vai saber que alcançou o resultado?

Os principais indicadores de desempenho exigem muito tempo, esforço para corresponder às suas altas expectativas. Então, quais KPIs de marketing digital você deve acompanhar?

 

Categorias de KPIs de marketing:

Os KPIs diferem de empresa para empresa com base nas prioridades de negócios. Por exemplo, um dos principais indicadores de desempenho de uma empresa pública provavelmente será o preço de suas ações, enquanto um KPI para uma startup privada pode ser o número de novos clientes adicionados a cada trimestre. Mas iremos tratar aqui especificamente de sugestões de KPIs usados no marketing digital.

  • Tráfego
  • Geração de leads
  • Otimização SEO
  • Rastreamento de mídia social

Muitos profissionais de marketing digital contam com os KPIs de marketing para tomar decisões e avaliar seus dados de marketing de uma maneira mais organizada e informativa.

 

1 – Origem de tráfego

É claro que os dados – não interpretados e analisados ​​- não poderão informar seu planejamento de marketing ou investimento. Portanto, pegue as excelentes informações de Origens de tráfego e descubra o que elas dizem sobre um site. Você quer ver quanto tráfego um site recebe? Existem algumas maneiras diferentes de fazer isso.

Existem dois tipos de ferramentas de estimativa de tráfego:

  • Ferramentas que estimam o tráfego total: Os visitantes do seu site podem vir de todos os tipos de lugares: mecanismos de pesquisa; fóruns; mídia social; etc. Essas ferramentas estimam a quantidade total de tráfego de todas as fontes.
  • Ferramentas que estimam apenas o tráfego orgânico: a maioria dos sites recebe uma boa parte do tráfego proveniente de mecanismos de pesquisa, como o Google; isso é chamado de “tráfego orgânico”. As estimativas dessas ferramentas não levam em conta o tráfego de outras fontes (por exemplo, mídias sociais) além do tráfego orgânico.
  • Ferramenta:use o Google Analytics para ver o tráfego mensal de todas as suas páginas da web.
  • O que fazer:para aumentar o tráfego do seu website, você pode gastar mais em publicidade paga (custo por clique) ou criar conteúdo otimizado para SEO para obter visitantes por meio de resultados de pesquisas relevantes.

 

2 – Geração de leads

Para avaliar se suas táticas de geração de leads compensam o esforço, monitore a relação custo-benefício dos seus canais de geração de leads e aquisição de clientes.

a) Leads Adquiridos: Essa métrica amplamente usada indica o número de novas oportunidades adquiridas no último mês.

Um novo lead pode ser alguém se inscrever para uma avaliação gratuita ou criar uma conta no seu site de varejo on-line. Monitorando as métricas de geração de leads mês a mês, indique se seus esforços de marketing estão indo na direção certa.

  • Ferramenta:use o software de gerenciamento para obter os dados mais recentes e filtrar leads por datas para ver o número de novos leads durante um determinado período de tempo.
  • O que fazer: Aumente o orçamento de campanhas publicitárias de custo por clique, crie conteúdo otimizado para SEO para ser encontrado nos mecanismos de pesquisa, experimente novas táticas de marketing, como campanhas de mídia social de curto prazo e ofertas de descontos temporários.

Depois de calcular o número de seus leads adquiridos mensalmente, você precisa medir sua taxa de conversão.

b) Conversão de Leads: Essa é uma das métricas mais significativas da indústria de marketing digital e indica quantos dos leads que você gerou realmente completaram a ação desejada. Perspectivas que têm potencial para se tornar um cliente pagante podem ser categorizadas em dois grupos.

  1. Leads qualificados de marketing (MQL) – leads que a equipe de marketing avaliou e decidiu encaminhar para a equipe de vendas.
  2. Leads qualificados de vendas (SQL) – levam os vendedores a considerarem possíveis clientes, levando a atenção concentrada e levando os leads ainda mais para o ciclo de vendas.
  • Ferramenta:categorize todos os leads em seu funil de vendas usando o Google Analytics, por exemplo. Filtre os clientes em potencial por tags e datas para ver o número exato de leads qualificados mensalmente em cada categoria de qualificação.
  • O que fazer: crie campanhas altamente segmentadas para alcançar o público certo, formule uma oferta explícita de valor para evitar mal-entendidos.

Se você perceber que sua taxa de conversão é ruim, precisará de uma maneira de otimiza-la. Por exemplo, você pode eliminar as origens de tráfego que não trazem lucro e alocar mais recursos para os canais que geram leads de qualidade que são convertidos posteriormente.


A taxa de conversão é calculada dividindo o número dos leads gerados pelo número de clientes / clientes obtidos e multiplicando esse número por 100 = (número total de clientes pagantes ÷ leads) × 100


Obviamente, a taxa de conversão varia, com base em seus objetivos e nicho. O cálculo não será o mesmo para um blogueiro afiliado e um site de comércio eletrônico.

 

3 – Otimização SEO

O tráfego orgânico dos mecanismos de pesquisa é um dos canais líderes mais lucrativos para os profissionais de marketing digital. As métricas de SEO se concentram principalmente no tráfego orgânico e na aquisição de leads altamente direcionados.

Links de entrada: O número de links de entrada mostra se o seu conteúdo é compartilhado em outros sites.

  • Ferramenta:Use ferramentas de SEO, como SEMrush para rastrear a web e ver todos os links de entrada para o seu site.
  • O que fazer: os links de entrada vêm com uma reputação, então estabeleça sua marca como especialista do setor para ser incluída em notícias, artigos e relatórios. Atualize constantemente seu blog com conteúdo atualizado e Pesquise por Backlinks do concorrente e monitore-os.

 

4 – Rastreamento de mídia social

Seus esforços de mídia social devem se concentrar em duas ideias principais: construir uma comunidade engajada e transformá-las em clientes. Veja os KPIs de mídia social amplamente usados ​​para acompanhar seu desempenho de marketing. As redes sociais atualmente, as principais pelo menos, possuem um Analytics nas suas páginas.

a) Trafego das Redes: Monitore este KPI de mídia social como uma porcentagem de todas as visitas e siga a tendência mensal para entender a importância de vários canais para o tráfego do seu website.

  • Ferramenta:use os relatórios do Google Analytics para ter uma visão geral gratuita das origens de tráfego de seu website.
  • O que fazer: Adquira muitos seguidores, compartilhe postagens interessantes, crie campanhas de mídia social para aumentar o reconhecimento e obter curtidas, compartilhamentos e seguidores.

 

b)Taxa de Engajamento: Essa métrica de mídia social mostra o número de pessoas que se envolveram ativamente com suas postagens (compartilhamentos, curtidas, cliques etc.). Avalie como uma porcentagem do número total de seguidores.

  • Ferramenta:use ferramentas de marketing (Quintly, LikeAlyzer, Iconosquare) e relatório de mídia social sobre engajamento e use os dados sobre seus seguidores totais para calcular a taxa de engajamento.
  • O que fazer:Meça o sucesso de suas mensagens sociais para que você possa compartilhar o conteúdo mais envolvente com facilidade (e melhorar as mensagens futuras).

Agora que você está familiarizado com as inúmeras opções de KPIs de marketing digital (os mencionados aqui são apenas a ponta do iceberg), você pode configurar um sistema de monitoramento e começar a rastrear métricas relevantes.

Para compilar um relatório de KPI, você pode usar uma ferramenta de painel de controle do KPI ou configurar uma planilha com todas as métricas importantes que gostaria de avaliar mês a mês.

Rastreie apenas os KPIs mensuráveis ​​e que podem ser melhorados com um plano de ação claro. Dessa forma, você pode usar os dados para melhorar sua estratégia de marketing e concentrar seu tempo e seus recursos nas fontes de leads mais lucrativas.

 

Conclusão

Como você pode ver, há muito a considerar ao definir seus KPIs de marketing digital, mas gastar o tempo planejando antecipadamente vale a pena o investimento.

Ser capaz de escolher KPIs adequados é uma habilidade fundamental para os profissionais de marketing digital e um que requer alguma prática para aperfeiçoar. Você não vai acertar sempre, mas tomar o tempo para prever o que você pode alcançar e, em seguida, medir seu desempenho irá ajudá-lo a crescer.

O Que é KPI – Sua Importância no Marketing Digital
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